22 de mar. de 2009

Nada passa

Vão te dizer que tudo passa, que tempo e distância curam tudo, que matam o bom e o mau, como quimioterapia, e os deixam no passado imemorial. É mentira. Nada passa.
Mesmo aquilo de que não lembramos não cessa de nos definir, como trauma, aprendizado ou um tipo de atavismo tardio. As lembranças menos insidiosas nos habitam diante dos nossos olhos. Assim, sabemos o que fazer com elas, mesmo que muitas vezes saber o que fazer esteja muito longe de fazer.
Tudo se acumula. O passado pode deixar de nos ferir, mas sempre estará ali. Podemos não viver no passado, mas o passado nunca deixará de viver em nós.
Então esqueça as soluções fáceis, feche os ouvidos para os conselhos gentis e fantasiosos. A vida cobra muito mais caro.
Vão dizer que você pode exorcizar seus fantasmas, mas você não pode. Acostuma-te a eles e aprende como não assombrar mais a sua vida. Eles estarão sempre ali, para te assustar. Talvez um dia não te assustem mais, mas não espere que eles partam. Eles nunca partirão.

7 comentários:

  1. "Podemos não viver no passado, mas o passado nunca deixará de viver em nós." é. Mas acredito que podemos escolher momentos, lembranças que nos acompanham. Algo que seja mais forte que qualquer decepção vivida, aquelas coisas de momento que te deixam sereno, em paz, sem problemas, algo simples, mas que se torna grande, se torna uma boa lembrança, abafando os fantasmas.
    Um exemplo fácil, seria passar uma tarde com alguém que vc tenha algum carinho, que vc queira bem, deitar na grama de um parque, e ficar ali, assim, sem sentir falta de mais nada, como disse Graciliano Ramos, só a presença conforta.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:23

    Pois é...

    ResponderExcluir
  3. Tudo se acumula. São experiências. São necessárias na construção daquilo que somos nós. Não se trata de fechar os ouvidos, mas de entender. Aceitar o passado como parte de si próprio. Não como uma erva daninha e sim como as pedras de uma estrada pela qual tivemos de passar, mas que continua seguindo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo19:31

    Nada passa, concordo, seria tão bom se pudéssemos selecionar o que fica na nossa memória!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo19:13

    A vida cobra muito caro, demorei pra aprender isso, mas agora tomo decisões pensando nisso, já paguei caro demais por decisões erradas.

    ResponderExcluir
  7. Alguém...22:33

    Belas palavras... porém, tristes...
    manifestam a necessidade de se possuir algo que ao mesmo tempo, se quer esquecer... Seriam... memórias, ou melhor, lembranças de um tempo supostamente vividos, ou dizendo melhor, vividos realmente?
    Aprecio muito seus textos...

    Aguardo o próximo!

    Bjo

    ResponderExcluir

Obrigado pelas palavras.