10 de nov. de 2008

Ohana

De tudo, afastar-me de vocês, família, é o mais doloroso. E sei que, caso eu queira ou caso não, isso vai acontecer, gradativamente. Seria mais fácil não saber a dimensão das coisas, não saber o significado de tudo isso, mas sei. Vejo, mas não gosto do que vejo.
A vocês que estavam lá e me viram jurar amor eterno, saibam que assumi, naquele instante, vocês também como meu sangue. E de coração vos amo, pois amá-los é o mais simples, o mais fácil, o que menos confunde meu coração.
Os planos que fiz passarão. Não vou ter que brigar com ninguém para que não ensinem meu filho a comer McDonalds, nem terei mais discussões sobre política, nem tampouco faço parte do quinteto de corintianos. Não terei mais que “disputar” o seu amor de sogra, mãezoca. As festas cheias de gente vão ficar no passado, com o tempo. A gritaria, a mesa de baralho, a costela e as festas na chácara. Tudo que amo em vós vai se enevoar. Eu sei.
Se tudo fosse pouco, a forma como vocês me amaram já seria motivo para todas as lágrimas que derramei. Por vós, não por ela.
Sei que o tempo é senhor das curas, que meu coração vai se acalmar, que tudo ficará em mim, mas como a vida que vivi e que muito me ensinou. Outra virá e terei que respeitá-la. Outra família entrará em minha vida. E terei que me dedicar a eles também, pois amor é zelo e cuidado. Tudo vai mudar. Que assim seja, mas dói.
Talvez, por fim, me afastar seja o que me sobre, mas prometo, enquanto for possível, estar aqui e nunca mais abandonar. Ou esquecer.

6 comentários:

  1. Anônimo16:12

    Ju, muito bonito o que você escreveu, só fico um pouco triste em saber que você está sofrendo com essa situação.Queria que você soubesse que todos que pertencem ao seu círculo de amizade e família, estão com você e acreditam muito no teu empenho nessa relação e que se por algum motivo não deu certo não foi por sua culpa foi simplesmente por um capricho idiota de alguém que não sabe valorizar o que você tem de bom e pode ter certeza que quem vai sair perdendo nessa história é ela.

    Um grande abraço e se precisar de um ombro amigo lembre-se que tenho dois.
    Edna

    ResponderExcluir
  2. "A gritaria, a mesa de baralho, a costela e as festas na chácara. Tudo que amo em vós vai se enevoar." putz, parece meio sem coração, mas eu ri muito qdo li isto... de certo, é difícil pensar em alguém sentindo falta destas coisas, ainda mais o mario messagi, aquele estudante que conheci... mas, a gente cresce né??? imagino eu escrevendo: "ai que saudades dos telefonemas intermináveis ocupando meu winchester, da marca do seu bumbum no sofá de couro amassado, das louças sujas e grudadas que vc. deixava na pia"....
    brincadeirinha, não fica bravo, ok???
    rsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá!Quero ter um contato mais próximo com você.Adorei seus textos, estou maravilhada.Tem algum e-mail que possa falar melhor com você?

    Obrigada!
    Suas palavras me encantam

    ResponderExcluir
  4. Anônimo14:15

    Sensibilidade é uma coisa que não se espera de todos, muito menos entender algo que não lhe cabe, ou não lhe convém. Acho que o que você escreveu não tem nada a ver com telefonemas intermináveis ocupando um winchester ou qualquer outra comparação que transforme algo bom em fútil. Qualquer um que conheça Mario Messagi saberia que se algo o cativou não poderia ser banal. Por trás da gritaria nas mesas de baralho, MM foi envolvido por uma família, barulhenta sim, mas alegre e com amor fazemos jus ao que realmente significa OHANA.
    Jú, não quero que você pense em nos deixar, lembre: “Ohana significa nunca mais abandonar ou esquecer”. Àquela frase dita por muitos: - Família não escolhemos. Essa frase não nos cabe.Você foi escolhido por nós e não vamos te deixar nunca. É lógico que se precisar de um tempo para esquecer coisas que te machucam, vamos te dar o espaço necessário, mas continuarei discutindo se vamos ensinar minha afilhada ou afilhado a comer Big Mac, você continuará fazendo parte do quinteto,te esperaremos para jogar pocker, war. Em relação ao amor de sogra, você sabe quem é o genro preferido não é? Mas não se preocupe com isso, pois você passa de genro à filho, não posso te chamar de cunhado, mas como eu já disse, hoje te chamo de irmão.
    Estamos todos muito tristes e sentindo a sua falta, mas desejo, de todo meu coração que você encontre uma mulher maravilhosa, que te valorize pelo grande homem que é você e te faça muito feliz, e, se eu ainda puder pedir algo, e Deus nos abençoar, ela terá a grandeza de nos aceitar também.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:49

    Qual sorte a sua meu amigo por ser amado por essa família linda...
    Não tive nem mesmo o desprezo daqueles que eu pelo menos me esforcei para cativar.
    E assim mesmo sinto a falta deles...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:59

    MKM, sorry, se vc. me conhecesse não diria exatamente q sou uma pessoa insensível... mas, sim, alguém que conheceu um mário adolescente, cabelos longos, rebeldia...e qdo li a crônica (faz 15 anos que não o via), o tom me sooou estranho... por isso escrevi a respeito desse estranhamento de ver o quanto o mário mudou. a imagem que tinha dele era muiito diferente...prezo muito o sentimento familiar ainda mais em momentos difíceis.

    ResponderExcluir

Obrigado pelas palavras.