19 de nov. de 2008

Eu não sou o superman

Ninguém é o superman. Ninguém pode, como Deus, mudar o curso da história, inverter a ordem do tempo. Para mortais, o que quebrou está quebrado. O passado não pode ser refeito. Paciência.
O superman tem poderes para de tudo cuidar e refazer seus erros. Os pobres mortais não. Têm que conviver com os erros do passado, sem poder consertá-los. No máximo, podem aprender e tentar refazer o futuro, este sim em constante mutação, conforme nossas atitudes no presente.
Já pensei que fosse o superman. Não aceitei meus erros. Tentei reescrever o que não podia ser reescrito, tentei controlar o que não me convinha controlar. Pulei de um prédio jurando voar.
É melhor aprender a suportar o passado, a perdoar os próprios erros. Não quero mais refazer nada. Só não quero nunca mais ser tentado por aquela capa vermelha que deixei no guarda-roupas, como lembrança dos dias em que achei ser o superman.
Eu não sei voar. É triste, mas resigno-me.

P.S.: Clique no link do título para ouvir "Superman".

7 comentários:

  1. Mário, qual seria a graça da vida, se tudo pudesse ser refeito? Qual seria a tua graça? Ninguém é perfeito, e você sabe.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14:55

    Jú, ninguém espera que você faça de conta que está tudo bem.
    Mas você tem que ter conciência que você não errou, fez o melhor que pôde em um relacionamento que você realmente pulou de cabeça.Não sei se foi de um prédio, mas pulou.Tudo na vida é aprendizado, é muito difícil quem está sofrendo encarar dessa maneira, mas tudo isso fará de você uma pessoa mais forte para seguir o próximo passo, alguém diferente para tua próxima mulher, não com uma capa vermelha, mas uma PESSOA que mesmo com dificuldades não deixou de acreditar no amor e na felicidade.
    ps: sabe que dependendo do ângulo você parece o Clark K.?

    ResponderExcluir
  3. Quem me dera poder chegar ao topo desses prédios. Voar? Primeiro tenho que inventar um cais, como aconselha aquele amigo da esquina. Talvez eu até conheça a dor de me lançar e silenciosamente esteja construindo meu próprio cais, na solidão.
    A minha resignação está na alegria de saber que meus heróis são vivos e nem precisam de capa vermelha pra se lançar.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17:38

    Meu querido Hermes,

    Quanto mais vejo dor em seus olhos,
    Mas te vejo forte, não deixe que a dor,
    Te fortaleça de tal forma que fique inacessível...
    Espero um dia envelhecer ao seu lado, e não
    Gostaria de preparar um café fresco.
    Para um velho grosseiro, cheio de manias,
    de um passado amargurado.
    Ame, apenas ame as pessoas.
    Mesmo que não receba nada em troca,
    Pois quando tuas atitudes voltarem a ti,
    Serás amado em dobro.
    Ainda vou te convidar para tomar um sorvete comigo,
    Não de chocolate pois sei que não gosta,
    e passearemos descalço no parque da cidade, vc já fez isso algum dia? Andar descalço,
    talvez tenha feito na chácara da sua mãe... Eu não me lembro de ter um dia caminhado com meus
    pés descalço em um gramado, dizem que é como estivéssemos massageando a alma...
    Adoraria caminhar ao seu lado...
    Mais ainda não é a hora...
    Então brinquemos do jogo do “contente”
    Esse jogo vc, deve conhecer, se não conhece leia o livro da Eleanor H. Porter (Pollyanna).
    Com certeza, vc vai querer jogar sempre...
    E saiba que fiquei contente, de saber que voltou a escrever.
    E que és livre, apesar de não fazer a mínima questão, de usar suas asas...

    Bjus, Meu Querido Hermes,

    Assinado: garotta.secretta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Anônimo19:40

    Parabéns pelo texto, Mário, é muito bonito e sincero. Vejo que realmente a história não pode ser reescrita, mas ela pode estimular a escrita de futuras histórias melhores. Para isso, terás que aprender com isso, juntando os cacos depois da queda e reconstruindo o que se quebrou. E vejo que é assim que alcançarás, caro amigo, a redenção de seus erros.

    Abraço,
    André

    ResponderExcluir
  6. Anônimo16:23

    Nietzsche acreditava no superman! Nós, medíocres, não. Que isso?
    Deus se encanta com o mundo e tentamos o tempo todo desencantá-lo?
    Só quem segue comendo o pasto dia-a-dia não vê que o mundo é um mistério encantado. Que o superman será sempre um desconhecido do mundo, sem sucesso e sem dinheiro, sempre mergulhado em suas profundezas ou sobrevoando nos mais altos céus. Vcs ainda não se deram conta disso?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo22:00

    Há uma pessoa que ainda te procura! Há uma pessoa que você não sabe quem é, sei que existe, e que ainda te procura!
    Existe 'eu' qe você não sabe quem é, que não te procuro, mas lhe desejo!

    ResponderExcluir

Obrigado pelas palavras.